sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Ramal Camaragibe do metrô ainda sem funcionar

Créditos: @david_pfc/Twitter


Mesmo após mais de 24 horas do incidente que deixou a Região Metropolitana do Recife e algumas cidades do interior de Pernambuco sem energia, o funcionamento do metrô do Recife, que foi afetado pela queda, ainda não voltou completamente ao normal na manhã desta sexta-feira (19).

O ramal Camaragibe integra a linha Centro e possúi quatro estações (Alto do Céu, Curado, Rodoviária e Camaragibe) e atende cerca de 50 mil pessoas por dia. O ramal foi afetado com um curto circuito na estação Camaragibe, após um cabo de 230 mil volts cair sobre a via, e amanheceu ainda sem operar e sem previsão para volta.

O funcionamento de todas as linhas do metrô foi prejudicado pelo ocorrido nessa quinta-feira (18), mas, ainda na manhã da quinta, boa parte das estações voltaram a operar normalmente. Nesta manhã, em todas as estações da linha Sul e do ramal Jaboatão da linha Centro, os avisos de que não havia previsão para o retorno do funcionamento do metrô em Camaragibe era emitido.


Por causa da falta do metrô em Camaragibe, as filas da integração e dos BRTs estavam maiores do que o normal na manhã desta sexta: através do ComuniQ, o internauta Tiago Rodrigues denunciou a falta de um planejamento emergencial para auxiliar os passageiros da estação Camaragibe, que se acumulavam nas filas à espera dos coletivos.

O esquema especial de ônibus montado na manhã dessa quinta-feira, porém, está mantido pelo Consórcio Grande Recife. Segundo o Consórcio mesmo com o reforço de quinze ônibus em três linhas importantes do Terminal Integrado Camaragibe e a fiscalização reforçada de terminais como Camaragibe e Barro e de estações de BRT, a demanda de ônibus não consegue suprir a falta de metrô, que chega a transportar 1,2 mil passageiros em um único trem.

Segundo o assessor de imprensa da Metrorec, Salvino Gomes, equipes técnicas da empresa repararam, primeiramente, a parte física da estação (como os cabos e outras estruturas externas), e agora reparam os equipamentos tecnológicos de sinalização, que também foram danificados pela queda da energia. Salvino afirmou, ainda, que o reparo dos equipamentos precisa ser meticuloso para não oferecer riscos à população e que não há previsão para o retorno do metrô.

APAGÃO - O problema nas ligações da Chesf causou um apagão na Região Metropolitana do Recife (RMR) e alguns municípios da Zona da Mata e Agreste do Estado. A energia faltou devido a curtos circuitos que ocorreram em dois pontos diferentes de uma linha de alta tensão da Chesf, próximo às subestações de Joiram, no Curado, e a do Bongi, localizada perto da sede da Chesf. Os curtos circuitos fizeram a linha de alta tensão da Chesf cair em cima da rede de distribuição da Celpe, o que provocou o clarão visto quando ocorreu a falta de energia numa grande parte do Recife.

NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog