sábado, 7 de junho de 2014

BRT começa a operar com passageiros no Recife

Créditos: Guto de Castro/Acervo


07 de junho de 2014. Uma data que vai ficar marcada na história do transporte coletivo pernambucano. Entrou em operação na manhã deste sábado o primeiro sistema de BRT (Transporte Rápido por Ônibus) do estado.

Batizado de Via Livre, o BRT começou a operar em caráter experimental no corredor Leste-Oeste, ligando o Terminal Integrado de Camaragibe, na Região Metropolitana, ao bairro do Derby, zona central do Recife, por meio da linha 2480 Camaragibe/Derby.

Os BRTs já vinham fazendo teste desde o final do mês passado, quando os motoristas estavam sendo orientados sobre a forma correta de parar nas estações. Hoje, finalmente começou a operação com passageiros - restrita, no entanto, a apenas duas estações: Forte do Arraial, no bairro do Cordeiro, e Praça do Derby.

Créditos: Guto de Castro/Acervo


O primeiro BRT saiu do TI Camaragibe pontualmente as nove da manhã, chegando ao Derby cerca de uma hora depois. Divulgadores explicavam o sistema aos passageiros e ajudavam no embarque e desembarque. Mesmo assim, os ônibus circularam vazios durante todo o dia.

A operação foi, em geral, tranquila. Os únicos problemas foram registrados na Avenida Caxangá, onde foram vistos vários carros invadindo a faixa exclusiva para ônibus. Nenhum guarda da CTTU estava no local para orientar o trânsito nem punir os motoristas infratores.

Créditos: Guto de Castro/Acervo


A fase experimental do BRT segue até a próxima segunda-feira, dia 09, quando o sistema funcionará apenas das 09hs as 16hs. A partir da próxima terça, o horário será ampliado, além de ser estabelecida a integração temporal com a linha 916 Ouro Preto/Joana Bezerra, que vai levar os passageiros do Derby até a estação de metrô da Joana Bezerra.

A tarifa cobrada no BRT custa R$ 2,15, o equivalente ao anel A. A novidade é que a passagem só pode ser paga usando o VEM. Quem ainda não tiver o Vale Eletrônico Metropolitano vai poder fazê-lo na hora nas estações, ao custo de 4 reais (recarga mínima).

Créditos: Guto de Castro/Acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog