segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Faixa Azul na Mascarenhas de Morais agrada motoristas no primeiro dia de funcionamento

Créditos: NE 10/Divulgação

No primeiro dia de funcionamento da Faixa Azul na Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, o trânsito fluiu bem no sentido Aeroporto e agradou os motoristas nesta manhã de segunda-feira (13). Os motoristas de ônibus foram os principais beneficiados.
Edson dos Santos, de 35 anos, trabalha há quatro na linha Cabo/Cais de Santa Rita, e afirma que o tráfego na avenida passou a fluir mais livremente após a implantação da faixa exclusiva para os coletivos. "Circular pela Mascarenhas, agora, está bem mais rápido porque não há mais carros na faixa da direita", relata Edson.

Opinião compartilhada por outro condutor de ônibus, José Pereira Lins, 43 anos, que está há sete meses na linha T.I Afogados/T.I Aeroporto. "Antes da Faixa Azul era horrível para trafegar. Havia muitos carros parados na faixa da direita, além de carretas que abasteciam o comércio ao longo da via", disse José Pereira. Ele ressalta que é preciso rigor na fiscalização para que se evite ações de infratores, como está ocorrendo na Faixa Azul instalada na rua Cosme Viana, em Afogados.

Taciana Ferreira, presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que os condutores infratores apenas serão notificados a partir desta quinta-feira (16). "Nestes três dias, segunda, terça e quarta-feira iremos orientar os motoristas, em uma ação mais educativa. Mas na quinta-feira vamos notificar aqueles condutores que não respeitarem a lei", afirma Taciana.

A equipe do JC Trânsito flagrou alguns motoristas trafegando pela faixa exclusiva para ônibus, mas um número pequeno comparado ao total que circula pela avenida. Vicente de Paula, de 25 anos, autônomo, disse que aprovou a Faixa Azul. "Com esta medida, o trânsito ficou mais livre porque os ônibus não atrapalham. Cada veículo em sua faixa ajuda muito na circulação", comentou Vicente. 
De acordo com a CTTU, a Faixa Azul possui 7 km entre a Rua Julio Verne até a Rua Arthur Lopes no sentido cidade-subúrbio. O corredor exclusivo de ônibus funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 22h. Esta é a segunda Faixa Azul implantada na capital pernambucana. A primeira foi na Rua Cosme Viana, em Afogados, Zona Oeste, em 16 de dezembro. 
Confira o vídeo a reportagem feita pela TV Jornal sobre o primeiro dia de funcionamento da Faixa Azul:


NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog