quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Série denuncia ônibus escolares sendo usados irregularmente para transporte de pacientes

Passageira desembarcando em hospital do Recife. Ônibus deveriam ser usados para transportar estudantes dentro do próprio município. Créditos: Globo Nordeste/Reprodução

O NETV 2ª Edição exibiu, nesta terça-feira (22), a primeira reportagem de uma série que vai mostrar o uso indevido de um serviço que deveria ser exclusivo para estudantes. Em muitas cidades do interior de Pernambuco, os ônibus escolares são usados no transporte de pacientes para hospitais do Recife.

A reportagem flagrou um micro-ônibus que partiu de São Joaquim do Monte, no Agreste, para a capital. O veículo deixa uma passageira em frente ao Hospital das Clínicas, na Cidade Universitária, Zona Oeste da cidade. Outras duas ficam no Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, na mesma região.
O micro-ônibus depois segue para o Hospital Português, no bairro Paissandu, no Centro do Recife, onde desembarcam um homem e uma mulher. O roteiro pelos hospitais continua na Praça Miguel de Cervantes, atrás do Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (Imip), na Boa Vista, também na região central da capital, onde desceram mulheres e uma criança.
A próxima parada foi a Fundação Altino Ventura, ainda na Boa Vista, onde pacientes vindos do Agreste se incorporam a uma longa fila. O último ponto é perto da Maternidade da Encruzilhada, onde descem várias mulheres e uma criança, na Zona Norte.
No local, a reportagem flagrou mais veículos escolares. Um de São Bento do Una, no Agreste, e outro de Nazaré da Mata, Mata Norte. O micro-ônibus que deveria levar alunos para o colégio está parado na hora do almoço em um terreno da Avenida Cruz Cabugá, que virou um amplo estacionamento. São ônibus que trazem pacientes para o Hospital de Câncer, situado na mesma via.
A reportagem também identificou ônibus escolares de Xexéu, na Mata Sul, e Itapetim, no Sertão. Esse último viajou 360 quilômetros até o Recife. No Imip, deixou um homem e quatro mulheres. Depois, seguiu pela Avenida Guararapes, Praça da Independência, Pátio do Carmo e Avenida Dantas Barreto, onde fica parado até seguir para o que parece ser uma casa de apoio na Iputinga, na Zona Oeste. Lá, ele permaneceu estacionado durante a manhã inteira.
Em Itapetim, a reportagem foi recebida pelo diretor municipal de Transportes, Clodoaldo Lucena. Ele mostrou o ônibus que, afirma, costuma fazer viagens com pacientes. Informou que a caixa de marcha do veículo quebrou-se há 15 dias. "Quero que fique bem claro que não usamos o ônibus que é da escola. O ônibus quebrou em Arcoverde, à noite, e muito pacientes ligaram aflitos. Não conseguimos alugar outro carro e, infelizmente, tivemos que usar esse veículo de imediato, praticamente, para socorrer as pessoas", explicou.

Responsáveis pelos ônibus escolares nos municípios onde a reportagem esteve também explicaram que o uso do ônibus escolar para transporte de paciente foi medida emergencial.

G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog