quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Metroviários ameaçam paralisar metro do Recife após prisão de Policiais Ferroviários após ação da PF

A Polícia Federal que prendeu 23 Policiais Ferroviários Federais e recolheu todas as armas, na manhã desta quarta-feira (27).

A ação não agradou a categoria e motivou todo o efetivo de 158 Policiais Ferroviários Federais a se retirar das estações do METROREC e se dirigirem até a sede da Polícia Federal, onde neste momento eles todos se “entregarão” junto com o restante dos armamentos.

Alegando ausência de segurança nas estações, os metroviários ameacem paralisar o sistema de metrô da cidade.

Segundo Augusto Lima, Presidente do Sindicato dos Policiais Ferroviários Federais em Pernambuco, essa ação é dirigida pelo Delegado da PF, Eduardo Passos, que sem mandado ou nenhum documento oficial apresentado na hora, alegou que a PFF não tem autorização para a execução de seus trabalhos portando armas de fogo e por isso deu voz de prisão aos Policiais Ferroviários que estavam de plantão nas estações.

Augusto Lima argumenta que “as prisões além de arbitrarias são injustas tendo em vista a aprovação da lei 12.462, que garante a transferência de todos Policiais Ferroviários da CBTU para o Ministério da Justiça, garantindo a nós a condição do poder de polícia”.

Com o impasse e a possibilidade das estações do metrô continuar sem seguranças, os trabalhadores do metrô coordenados pelo Sindmetro-PE, ameaçam paralisar o atendimento e fechar o sistema.

Diogo Morais, Diretor de Imprensa do Sindicato dos Metroviários, confirmou a ameaça.

“Maquinistas e funcionários das estações não se sentem seguros para trabalhar nos trens e nos caixas, sem o contingente da PFF presente. Todos os funcionários da operação já estão alertados e podem ser convocados para uma assembleia extraordinária até o final do dia”.

O presidente do Sindimetro-PE, Lenival Oliveira, que está no Rio de Janeiro acompanhando as rodadas da campanha salarial da categoria, está articulando junto ao Ministério da Justiça a liberação dos 23 PFF presos. O sindicato ainda disponibilizou aos policiais ferroviários o advogado da entidade, que já seguiu para a sede da Polícia Federal acompanhar o andamento do caso.

Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog