sábado, 16 de fevereiro de 2013

Computador “escala” ônibus sem intervenção humana

Computador “decide” escala de ônibus sem intervenção humana. Programa identifica características dos veículos, quantidade de passageiros habituais e horário de chegada ao terminal e determina em qual linha o ônibus deve operar.



Créditos: Douglas Andrez/Ônibus Brasil

Objetivando modernizar o transporte público de Brasília, Governo do Distrito Federal, através da TCB, está de olho no sistema de controle das viagens por computador, sem participação humana. Em outubro de 2009, comitiva da TCB, visitou Anápolis para conhecer o projeto da faixa exclusiva para ônibus da Avenida Brasil Sul, que serviu de modelo para a implantação de oito corredores na Capital Federal. A estatal do GDF pretende agora importar sistema “troca linha” informatizado implantado pela TCA, há mais de 20 anos, único no mundo, conforme registro da revista “Transporte Atual”, da CNT – Confederação Nacional das Empresas de Transportes de Passageiros.

Nem as maiores e melhores cidades do mundo dominam esta tecnologia. Em Toronto, Canadá, cidade com melhor qualidade de vida do planeta, Nova Iorque e Londres, por exemplo, as viagens do transporte público são controladas por computador, porém com intervenção humana, enquanto em Anápolis a operação é inteiramente eletrônica. O sistema foi desenvolvido há mais de 20 anos, na própria empresa.
Antes do nascer de um novo dia, o veículo rastreado por radar ao sair da portaria da garagem da TCA, rumo ao Terminal Urbano, onde o computador central o espera. Neste computador estão cadastradas em um banco dados todas as viagens a serem executadas diariamente para a totalidade dos itinerários do sistema.

Ao entrar no terminal de passageiros o ônibus é novamente rastreado por radar, que informa ao computador central seu número e suas características. Com tais informações, o computador, sem auxílio humano, registra a hora de entrada do veículo e após consultar seu banco de dados “decide” qual viagem o ônibus deverá efetuar.

Uma vez escolhida a viagem, o computador “fala” ao motorista e mostra, em um painel, o horário e o destino a serem cumpridos, sem participação de nenhum funcionário. Tudo é gravado eletronicamente (inclusive a voz) e gerenciado por computador. As plataformas de embarque têm o indicativo das linhas pertinentes ao seu setor e a lista dos horários. Por isso os usuários já sabem qual o destino do veículo que acaba de estacionar e o horário de sua partida. Assim, cada cliente pode ser um fiscal do sistema.
Ao sair do terminal, para mais uma viagem, o ônibus é rastreado por outro radar que informa a ocorrência ao computador central. Registrado o horário de saída do ônibus, o computador dispara um cronômetro, marcando o tempo em que o mesmo deverá retornar ao terminal. O ciclo se repete até que o computador “julgue” não mais precisar daquele veículo, quando determina, sem auxílio humano, seu retorno à garagem para ser novamente vistoriado, lavado e revisado.

Esse sistema, criado na própria TCA, é pioneiro no mundo e garante a realização de todas as viagens programadas, nos horários pré-determinados. A equipe tem o cuidado com a perfeição, pois sabe que os detalhes da operação são registrados e gravados eletronicamente.  Coisa de cinema, de ficção, que é realidade em Anápolis há mais de 20 anos.

Manoel Vanderic é jornalista do “Diário da Manhã”

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog