sábado, 26 de novembro de 2011

Aprenda a reconhecer os Busscar Jum Buss e El Buss 340

Desde o fim dos modelos Diplomata, os rodoviários da Busscar passaram a ser divididos em duas linhas de produtos:

EL BUSS: Rodoviários de pequena altura e opções de acabamento mais simples, destinados a serviços de curta distância. Disponíveis em versões de 3,2 e 3,4 metros de altura.

JUM BUSS: Rodoviários para aplicações de turismo e linhas de longa distância. A princípio disponíveis em modelos de até 3,8 metros de altura. Posteriormente disponível também em versão de 4 metros com salão de passageiros com vista panorâmica e cabine rebaixada, o modelo Low Driver.

A diferenciação entre os modelos Jum Buss e El Buss é bastante simples na maioria dos casos. A altura é fator determinante, exceto em duas situações em que existem modelos das duas linhas com a mesma altura. Os Jum Buss/El Buss 340 e os Jum Buss/El Buss 360.

Trataremos neste artigo a diferenciação que mais frequentemente causa dúvida nos apreciadores, que é aquela entre os modelos 340, aqueles de altura de 3,4 metros.

Busscar Jum Buss 340
Busscar Jum Buss 340

Pelo fato de a Busscar não definir gerações para as linhas El Buss e Jum Buss, foram criadas classificações não oficiais que fatiam os modelos em séries. Ao longo de 20 anos, os modelos sofreram muitas transformações sem que fossem renomeados pela fabricante.

Como mostra a tabela abaixo, o Jum Buss 340 foi produzido apenas nas séries 1 e 2, enquanto o El Buss 340 manteve-se em todas as séries. Curiosamente, o Jum Buss 340 foi relançado na série 5, porém, como tinha para-brisa inteiriço, foi chamado Vissta Buss LO, a versão de 3,4 metros (LO vem de “low”, “baixo” em inglês) do Vissta Buss.

Modelos e séries nos rodoviários da Busscar
Modelos e séries nos rodoviários da Busscar

Percebendo as diferenças na Série 1

Na série 1 as diferenças entre o El Buss 340 e o Jum Buss 340 são bastante perceptíveis. Enquanto o El Buss possui para-brisa inteiriço e menor, o Jum Buss tem para-brisa com peças de vidro bipartidas em cada lado, assim como é no Jum Buss 360 da mesma série.

Na lateral também temos algumas diferenças: note as linhas da janela da cabine do motorista. Neste ponto, o El Buss tem uma área envidraçada com menor altura, que se limita acima da barra lateral (faixa preta que vai de lado a lado da lateral). Já no Jum Buss, a área envidraçada da cabine tem altura maior, excedendo a marca da barra lateral. Note também todas as diferenças de envidraçamento no lado do motorista na cabine. Veja as fotos.

El Buss 340 Série 1
El Buss 340 Série 1

Jum Buss 340 Série 1
Jum Buss 340 Série 1
  1. Para-brisa: Com lâminas de vidro inteiriças no El Buss 340 e bipartidas no Jum Buss 340.
  2. Altura da área envidraçada do para-brisa: Maior no Jum Buss 340.
  3. Diferença no vidro superior da lateral da cabine: El Buss tem respiro e pequeno vidro. Jum Buss tem um vidro maior.
  4. Diferenças nas linhas da janela da cabine: no Jum Buss os vidros vão até abaixo da barra lateral.

Série 2

Na série 2 pouca coisa mudou na diferença entre ambos. Mas uma mudança é a que causa maior confusão: o para-brisa. Na série 2, o Jum Buss 340 tem para-brisa inteiriço assim como o El Buss 340. No entanto, o para-brisa continua menor no modelo El Buss.

Note que as diferenças nas janelas da cabine continuam as mesmas da série 1.
El Bus 340 Série 2
El Bus 340 Série 2

Jum Buss 340 série 2
Jum Buss 340 série 2
  1. Acima da cabine, tanto no lado da porta como no lado do motorista, no Jum Buss há uma lâmina de vidro maior do que no El Buss, que tem um respiro acima da porta.
  2. Para-brisa no Jum Buss 340 é um pouco maior
Observando estes pontos você pode identificar os dois modelos com uma boa precisão. Infelizmente, na parte traseira os modelos não tem diferenças perceptíveis.

Ônibus Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Arquivo do blog