quarta-feira, 4 de maio de 2011

Auto Expresso Oliveira: sua história e seu legado para o transporte recifense

A Auto Expresso Oliveira foi uma empresa fundada no ano de 1980 no município de Paulista, região norte da RMR. Inicialmente responsável por grande parte do transporte municipal da cidade, em 1981 começou a operar linhas no sistema da antiga EMTU.

Operação
Operava basicamente linhas na região central da cidade, concentradas nos bairros de Maranguape, Jardim Paulista (Alto e Baixo), Mirueira e Arthur Lundgren. Enquanto isso, o transporte na região litorânea da cidade (Janga e Pau Amarelo) ficava a cargo da Nápoles.

Logo, a empresa começou a expandir sua atuação para o bairro de Caetés em Abreu e Lima, e posteriormente para Ouro Preto, em Olinda.

Segue abaixo a lista de linhas que a empresa operava:

- Jardim Paulista Baixo
- Jardim Paulista Alto
- Arthur Lundgren I
- Arthur Lundgren II
- Mirueira
- Mirueira/Rio Doce (Bultrins)
- Caetés I
- Maranguape I (Paulista)
- Ouro Preto (Jatobá I)
- Ouro Preto (Jatobá II)
- Cidade Tabajara
- Paulista (Nobre)
- Paratibe
- Paratibe/Rio Doce

Frota
A Auto Expresso Oliveira sempre se destacou por sua frota, geralmente nova e bem conservada. Contudo, existem poucos registros fotográficos e de configurações dos veículos nos anos 80. Seu grande legado para a história do transporte recifense foi deixado no início dos anos 90.

Nessa época, a Oliveira investe em uma pesada renovação de frota, onde, ao invés da quantidade, prioriza a qualidade. Com isso, traz para seu cash veículos com motor traseiro, onde a velocidade aliada à suavidade do ronco e da suspensão proporcionava uma viagem mais confortável tanto para usuários como para funcionários.

Assim, veículos com motorização Scania e Mercedes-Benz invadem a frota da empresa. Seu auge chegou em 1992, quando, em um investimento de cerca de 6 milhões de dólares, traz para o Recife veículos da carroceria Thamco encarroçados sobre o chassi Volvo B-58, considerado tecnologia de ponta para a época.
Caio Gabriela - Mercedes-Benz OF-1113 (Anos 80)
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Pesquisa e Catalogação: Guto de Castro


Anúncio publicitário da Oliveira - 1992
Créditos: Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Pesquisa e Catalogação: Guto de Castro

Thamco Scorpion - Volvo B58 (1° registro - 1992/ 2° registro - 1997)
Créditos: Revista Eu Rodo e Acervo Digital do Diário de Pernambuco
Pesquisa e Catalogação: Guto de Castro

 Anos 90 e Falência
A Oliveira chegou a atuar nos primeiros anos do SEI (Sistema Estrutural Integrado). Várias de suas linhas no município de Paulista, como Jardim Paulista Alto, Jardim Paulista Baixo, Arthur Lundgren I e II, Paratibe e Mirueira passam a integrar no TI da PE-15. Ela também opera algumas linhas do SEI Perimetral.

Até hoje não se tem um consenso sobre a falência da Auto Expresso Oliveira. A empresa não passava por crises financeiras na época, nem entrou em nenhum processo de fechamento (como concordata, por exemplo). Alguns acreditam que houve ação da antiga EMTU por trás do acontecimento. Ela, passou a dificultar alguns processos de operação da empresa, como circulação de ônibus novos. Isso pode ser percebido por essa citação no Diário de Pernambuco do dia 09/06/1997.

Com isso, a operação da Oliveira foi suspensa no início de 1998, como mostra essa reportagem do Diário de Pernambuco do dia 13/02/1998. Na mesma época, os diretores da empresa e a EMTU trocaram algumas acusações como é possível ver nessa reportagem, também Diário de Pernambuco, do dia 14/02/1998.

Em 12/03/1998, o Jornal do Commercio noticia que uma liminar da Justiça proíbe a retomada de operações da Oliveira. Este é o fim da empresa, cuja vida durou 18 anos.

Com isso, a Itamaracá assume grande parte das suas linahs em Paulista e Abreu e Lima, tornando-se, definitivamente, uma das gigantes do sistema. A Cidade Alta herda a linha 924 - Maranguape I. Já a Rodotur fica com a linha Mirueira/Rio Doce (Bultrins). As linhas de Ouro Preto já haviam sido repassadas à Tamará.

Guto de Castro

38 comentários:

  1. Lamentável o fim da Oliveira.
    Foi pura politicagem da EMTU.

    ResponderExcluir
  2. Fui puro golpe da ITAMARACÁ para tomar o lugar da OLIVEIRA. Cujo diretor trabalhava na extinta EMTU. Mas hoje ela está pagando o preço. Total decadência.

    ResponderExcluir
  3. Tudo que vai volta! Hoje a itamaracá paga por sua ganância!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu trabalhei de cobradora nesta empresa e fui muito feliz trabalhei em 1979

    ResponderExcluir
  5. meu pai trabalhou de cobrador nesta empresa por muitos anos!Era conhecido como Gordo(cobrador).Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta se teu pai conhece o mecânico cabeludo que trabalhou na Oliveira
      Estou a procura do meu pai tem 20 anos que não vejo

      Excluir
  6. Eu também trabalhei de motorista é foi uns momentos muito feliz hoje lembro com lágrimas eu era conhecido por soro

    ResponderExcluir
  7. alguem conheceu um fiscal chamado paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim trabalhei 3 vezes na Oliveira a primeira vez eu tinha 14 anos de idade em 1974 fui rato cobrador fiscal e auxiliar de transporte com carlos e fui plantão da transparatibe e Oliveira e trabalhei com o gordo sai e fui p itamaraca e borborema e depois verá Cruz hoje oro em Belo Horizonte e tô aposentado graça a Deus

      Excluir
    2. Paulo o fiscal mais antigos d Oliveira eu quando conheci ele ele furava senha nos ônibus

      Excluir
    3. Você conheceu ele ?
      Eu sou parente
      Procuro a muito tempo
      Conhece alguem próximo dele
      Familia amigo
      Bairro moradia
      Se souber ficarei grato se me informa

      Excluir
  8. hoje deve ter a idade entre 66 a 70 anos

    ResponderExcluir
  9. a idade dele hoje é entre 66 ha 70 anos

    ResponderExcluir
  10. Como posso fazer para adquirir meu PPP

    ResponderExcluir
  11. Oi me chamo Roger hoje moro fora do brasil mais lembro com muita saudade do meu tempo de menino pois já morei na cidade de paulista pé e conheco bem a história da auto expresso oliveira lembro que nos ia até às margens da pé 015 para vermos o desfile dos onibus novos da empresa entre tantas e tantas histórias só ficou na minha lembrança muita saudades da quela epoca

    ResponderExcluir
  12. A empresa alto expresso Oliveira ela nunca foi fundada em 1980 ela é uma empresa antiga na faxa de 1968 ou 1969 e suas linhas eram paulista, Paratibe,mirueira,ouro preto Jatobá, ouro preto Argentina as demais linhas foi enventada pela E M T U tem nada a ver com a empresa

    ResponderExcluir
  13. Lembrar dessa empresa me traz muita saudade da minha infância, quando ia visitar minha tia que morava ao lado da garagem da Oliveira em Arthur Lundgren. De lá eu ficava olhando a movimentação dos ônibus no pátio, serem lavados, e tinha até búfalos que eram criados no terreno vizinho a empresa rsrs

    ResponderExcluir
  14. Essa empresa era da minha família, os oliveiras, tenho 19 anos e descobri isso hoje e vendo a história e os comentários me enchi de orgulho de saber que a empresa foi muito importante e deixou boas lembranças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola bom dia ! Meu nome é ozanilson
      Eu sou filho do Manuel oliveira
      Nao o conheci !
      Nao o tive como meu pai .
      Mais choro todas as vezes que fico lendo.
      Choro orgulhoso de ter o sangue de Mané da seda 🙌🏻
      Vc deve ser minha prima.

      Excluir
  15. Boa noite meu nome é vado e morava no forte de pau amarelo o terminal ficava de lado da cada da minha vó na praia hj bate uma saudade que saudade não tinha droga não tinha violência só alegrias

    ResponderExcluir
  16. Essa EMTU foi uma praga pró transporte na região metropolitana do Recife.Esse consorcio que a substituiu é outra porcaria.Não serve pra nada.Odeia trabalhador.

    ResponderExcluir
  17. Olá quem teve processo trabalhista, entrar em contato com seu advogado, existe uma diferença a ser recebida está sendo liberada pela justiça do trabalho.

    ResponderExcluir
  18. motorisa bom era tainha que cortava caminho no tabajara na frente do teatro de santa izabel pra nao ir pro recife antigo. apagava as luzes e enfiava o pé tipo um expresso (cortando pela rua da aurora).

    ResponderExcluir
  19. A Auto Expresso Oliveira Ltda foi fundada em 1958.

    No Paulista - História &
    Memórias, Oi podemos conferir. Esse grupo no Facebook conta a história da Cidade do Paulista/PE.

    ResponderExcluir
  20. boa noite realmente essa empresa é muito antiga e ela nunca foi fundada em 1980 como diz a historia contada por Leonardo Abrantes meu nome é Ricardo





    ResponderExcluir
  21. Eu era criança lembro dos ônibus Caio vitória e thamco na linha
    929 MARANGUAPE I/PIEDADE, e as linhas municipais de Paulista, a Oliveira era pra está atuando até hoje, nem que fosse nas linhas municipais de Paulista/Pe.
    Sds.
    PAULISTA/M.FARINHA
    com seus thamcos verdes,
    PAULISTA/P.AMARELO
    Com suas scanias.
    Sds eternas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa linha piedade era uma viagem ao fim do mundo . Quando construíram o terminal de Rio Doce tiraram essa linha da Oliveira . Minha infância foi em Paulista conheço todos os bairros.
      Munbeca 1 e 2 que muitos não conhecem além do sítio dos cafundó e Mané Pá e os vilarejos de jaguarana e Jaguaribe que era do outro lado do rio timbo, era uma aldeia indígena que acabou virou um bairro entre Maranguape 1 e 2
      Na fábrica da Hering a Oliveira tinha muitas linhas " Caetes" que pertencia a Abreu e Lima.
      Em fim. Saudades. Abraço tb ao pessoal dos bairros
      Mirueira.
      Jardim alto e baixo
      Paratibe
      Artur Lundgren 1 e 2
      Centro
      Paulista Nobre
      Maranguape
      Maranguape 2
      Enquanto Maranguape
      Janga
      Pau amarelo
      Maria Farinha
      "Praia de ensenhadinha, Conceição e nossa senhora do o"
      Entre outros lugares que hoje já não estão mais preservados.

      Excluir
    2. Essas lindas e saudosas lembranças devem ser eternizadas! 😘😘😘👍

      Excluir
  22. Soube a pouco tempo que a Oliveira teve essa linha
    938 JD. PAULISTA ALTO
    (MIRUEIRA)

    ResponderExcluir

 

Arquivo do blog